sábado, 27 de fevereiro de 2010

A exclusão digital na sociedade Brasileira

   
   A tecnologia cresceu grandemente no Brasil nos últimos anos, e fez com que boa parte da população tivesse acesso a meios informativos on-line e outra grande, ficou excluída e esquecida pela tecnologia.
   O Comitê Gestor da Internet no Brasil realizou uma pesquisa que 68% dos brasileiros nunca usaram a internet. Isso comprova que, boa parte da população nem se quer ouve falar sobe o uso da internet, ou parte dessa população sabe sobre o uso da internet, mas não a utiliza. "No meu tempo nunca existiu essa tecnologia, usava era carta mesmo. Hoje eu já consegui conversar com meu filho que estava em Portugal, mas não sei usar nada disso, tenho internet em casa mais meus netos usam." Celina Santos, 68 anos aposentada.
  "Quando eu usei a internet pela primeira vez, senti uma grande dificuldade, eu não sabia mexer em nada e fui aprendendo aos poucos". Mirela Pereira, 17 anos, estudante.
   Ter acesso à tecnologia é se interagir com um mundo fora daqui, é está perto do mundo da informação. A questão fato é que a pobreza e baixo desenvolvimento atrapalham completamente a caminhada para um mundo completo e informativo. Há regiões no Brasil que a população vive uma pobreza escassa e não tem acesso a estudos e nem a informações. Sendo assim, a experiência no manuseio de um computador será tardio na vida de pessoas que vivem sem comida, sem auxílio e tecnologia. "Aqui na cidade onde moro, não tem muito internet, moro no interior e só vim usar internet quando conheci uma família em Brasília". Morgana Lima, 21 anos, mora na Paraíba.
   A exclusão digital impede que jovens e adultos possam participar da grande era informativa, conhecer pessoas, interagir com o mundo, com tais informações mundiais. Muitos povos são colonizados, mas não conhecem a grande tecnologia informativa, isso atrapalha o desenvolvimento culturo-intelectual e entardece o meio digital para eles.

A grande exclusão


A Região Norte é a mais excluída do meio digital. Na Amazônia, estima-se que 97% dos habitantes são excluídos do meio digital.
Essa região não é muito desenvolvida tecnologicamente, mas tem ricamente uma floresta que segura o país.
Somente 3% dos habitantes, já tiveram um pequeno acesso ou conhecem o uso da internet.

 
By: Ruane Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário