domingo, 28 de fevereiro de 2010

INCLUSÃO DIGITAL

Cada vez mais profissões exigem conhecimentos em informática


Mesmo em funções não relacionadas com computadores, há exigência pelo conhecimento da tecnologia
 
Por: Anderson Andrade


 
Em pleno século XXI é comum encontrar brasileiros que ainda não sabem sequer ligar um computador. Engana-se quem acredita que isso acontece apenas com os mais velhos. Augusto Soares (27), é cobrador de ônibus e nunca se interessou em ter um PC, sigla que em inglês quer dizer Personal Computer. Segundo ele, em todas as profissões que exerceu não precisou utilizar esta tecnologia. “Antes de ser cobrador de ônibus eu era balconista de padaria e depois trabalhei como office boy em uma imobiliária.” Disse Augusto justificando sua falta de interesse no assunto.
 
Orkut


A empregada doméstica Tânia Maria (29) disse que também não se interessa muito em informática, mas acessa o computador da casa dos seus patrões na Asa Norte principalmente para ver o orkut, principal site de relacionamentos na internet. “Sempre que preciso inserir uma foto ou comentário no orkut, peço ajuda aos filhos da minha patroa e eles me ajudam.”
 
 
Mercado de trabalho


Embora as pessoas que exercem funções que não obrigam conhecimentos de informática, é cada vez mais comum aos empregadores exigirem ao menos um conhecimento básico do assunto. Isso porque há principalmente a necessidade de baratear os custos com comunicação. A empresária Claudia Nunes (55), sempre que contrata uma empregada doméstica pede conhecimentos em informática para que possa se comunicar pela internet, pois está sempre viajando e através da internet pode ficar sabendo como andam as coisas em casa. “Prefiro utilizar sempre o skype pra ligar em casa, falar com meus filhos, com a empregada... assim os custos ficam mais baratos e posso ficar o tempo que quiser falando com a família.” Justificou Claudia.
Além disso, para que se possa alcançar um cargo melhor na empresa que se trabalha, é muito importante ter ao menos um curso de informática. A prova disso está nos requisitos mínimos exigidos pelas agências de emprego em todo país.  

sábado, 27 de fevereiro de 2010

A exclusão digital na sociedade Brasileira

   
   A tecnologia cresceu grandemente no Brasil nos últimos anos, e fez com que boa parte da população tivesse acesso a meios informativos on-line e outra grande, ficou excluída e esquecida pela tecnologia.
   O Comitê Gestor da Internet no Brasil realizou uma pesquisa que 68% dos brasileiros nunca usaram a internet. Isso comprova que, boa parte da população nem se quer ouve falar sobe o uso da internet, ou parte dessa população sabe sobre o uso da internet, mas não a utiliza. "No meu tempo nunca existiu essa tecnologia, usava era carta mesmo. Hoje eu já consegui conversar com meu filho que estava em Portugal, mas não sei usar nada disso, tenho internet em casa mais meus netos usam." Celina Santos, 68 anos aposentada.
  "Quando eu usei a internet pela primeira vez, senti uma grande dificuldade, eu não sabia mexer em nada e fui aprendendo aos poucos". Mirela Pereira, 17 anos, estudante.
   Ter acesso à tecnologia é se interagir com um mundo fora daqui, é está perto do mundo da informação. A questão fato é que a pobreza e baixo desenvolvimento atrapalham completamente a caminhada para um mundo completo e informativo. Há regiões no Brasil que a população vive uma pobreza escassa e não tem acesso a estudos e nem a informações. Sendo assim, a experiência no manuseio de um computador será tardio na vida de pessoas que vivem sem comida, sem auxílio e tecnologia. "Aqui na cidade onde moro, não tem muito internet, moro no interior e só vim usar internet quando conheci uma família em Brasília". Morgana Lima, 21 anos, mora na Paraíba.
   A exclusão digital impede que jovens e adultos possam participar da grande era informativa, conhecer pessoas, interagir com o mundo, com tais informações mundiais. Muitos povos são colonizados, mas não conhecem a grande tecnologia informativa, isso atrapalha o desenvolvimento culturo-intelectual e entardece o meio digital para eles.

A grande exclusão


A Região Norte é a mais excluída do meio digital. Na Amazônia, estima-se que 97% dos habitantes são excluídos do meio digital.
Essa região não é muito desenvolvida tecnologicamente, mas tem ricamente uma floresta que segura o país.
Somente 3% dos habitantes, já tiveram um pequeno acesso ou conhecem o uso da internet.

 
By: Ruane Silva